terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Led Zeppelin-Stairway to Heaven



Breve História dos Led Zeppelin


Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em Setembro de 1968, por Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita). Célebre pela sua inovação, com o seu som pesado orientado pelo blues-rock, o grupo é freqüentemente citado como um dos grandes progenitores do heavy metal e do hard rock, embora o estilo da banda tenha sido inspirado por fontes diversas e tenha transcendido qualquer gênero musical definido.
Led Zeppelin foi uma das bandas de rock a vender mais álbuns em toda a história , com mais de 300 milhões cópias em todo o mundo, (incluindo 109 milhões de vendas nos Estados Unidos além de um dos grupos mais influêntes na história do rock. Foram também os únicos a colocar todos seus álbuns no Top 10 na tabela norte-americana Billboard.
Com a morte do baterista John Bonham, em 1980, foi o fim da banda, os Led Zeppelin reuniram-se apenas em ocasiões especiais. A primeira delas foi em 1985 quando participaram do concerto beneficente Live Aid - com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) na bateria. Três anos depois, com Jason Bonham na bateria, tocaram no aniversário de 40 anos da editora Atlantic. Em 10 de dezembro de 2007, os três membros originais do Led Zeppelin e Jason Bonham reuniram-se para um tributo a Ahmet Ertegün, fundador do selo Atlantic (morto em 2006), na O2 Arena, em Londres.


Originalmente a banda foi formada pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista Chris Dreja em Julho de 1968 com o nome de "The New Yardbirds" de modo a conseguirem cumprir um contrato feito para a realização de concertos na Escandinávia, assinado antes do último concerto dos Yardbirds. Terry Reid recusou a oferta de Page para ser o vocalista, mas sugeriu Robert Plant, conhecido pelo seu trabalho no grupo "The Band of Joy". Junto com ele veio o baterista John Bonham. Quando Dreja saiu para se tornar fotógrafo, John Paul Jones, estimulado pela esposa, procurou Jimmy Page, a quem conhecia por terem actuado juntos como músicos de estúdio, e se ofereceu para tocar baixo na nova banda. Oferta aceite, estava formado o quarteto que viria a se transformar em uma das mais bem sucedidas bandas de rock dos anos 70.
Após alguns concertos como "The New Yardbirds", a banda mudou o nome para Led Zeppelin. Esse nome surgiu depois que Keith Moon e John Entwistle comentaram que um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck (que era a ideia original de Page) cairia como um "balão de chumbo" (do inglês "lead zeppelin"). A palavra "lead" é propositadamente mal escrita para que a pronúncia correcta seja usada (também poderia ser lida como "lid", que lhe daria outro significado).
Pouco tempo após a sua primeira apresentação (na Universidade de Surrey, Guildford, em 15 de Outubro de 1968) o grupo editou o seu primeiro álbum Led Zeppelin em 1969. Esse álbum resultava de uma combinação entre os blues, o rock e influências orientais com amplificações distorcidas, o que o levou a tornar-se um dos pivôs do surgimento do heavy metal, embora Plant tenha declarado injusta a comparação e o rotulo do grupo como heavy metal, já que aproximadamente um terço de sua música era acústica. No final dos anos 60 e ínicio dos anos 70 a palavra heavy metal tinha uma conotação prejurativa, o que fez com que os artistas rotulados como heavy metal preferissem outros nomes como heavy rock, ou simplesmente rock and roll. O imediato sucesso do primeiro disco foi o pontapé de saída para a carreira da banda, especialmente nos EUA, onde eles haveriam de actuar frequentemente, e onde as suas vendas de discos apenas foram suplantadas pelos Beatles. O segundo álbum, chamado simplesmente Led Zeppelin II, editado ainda no mesmo ano, seguiu o mesmo estilo, e incluía o sucesso "Whole Lotta Love", que, conduzido pela secção rítmica, definia o som da banda.
Page e Plant, como outros músicos de rock do cenário inglês, tinham uma formação fortemente enraizada nos blues. Assim, o primeiro álbum do Led Zeppelin continha muitas releituras de músicas de blues. Porém, os créditos vinham para os músicos da banda. A história se repete com "Whole Lotta Love", que apresenta grandes semelhanças com "You need Love", de Willie Dixon. A banda foi depois acusada de ter usado as letras sem as creditarem a Dixon, e só 15 anos depois, devido a um processo posto pela "Chess Records", foi feito um acordo e efectuado o pagamento devido, com Willie Dixon sendo reembolsado nas devidas músicas. Por fim, Dixon acabou por se tornar amigo de Page e Plant.
A banda também gostava do rock and roll americano e tocava músicas de Elvis Presley e Eddie Cochran em seus concertos. As performances ao vivo do Led Zeppelin com frequencia alcançavam 2 horas ou mais de duração, e em alguns casos, como no "Texas Pop Festival" de 1969, a banda chegou a tocar por 4 horas seguidas.
Para a gravação do seu terceiro álbum, Led Zeppelin III, a banda retirou-se para "Bron-Yr-Aur", uma cabana remota em Snowdonia, no País de Gales, sem electricidade ou água canalizada. Isto resultou num som mais acústico (fortemente influenciado pela música celta e a música folk, e que revelou uma face diferente do talento prodigioso de Jimmy Page). Em Novembro de 1970 a "Atlantic Records" editou "Immigrant Song" em single, sem a autorização da banda e contra a sua vontade. Incluía no lado B "Hey Hey What Can I Do". Foram editados mais nove singles, sempre sem a autorização da banda, que via os seus álbuns como indivisíveis. Curiosamente, "Stairway to Heaven" nunca foi editado em single, apesar do seu grande êxito nas rádios. A frustração da banda em relação aos singles provinha do seu empresário Peter Grant, que era um acérrimo defensor dos álbuns, e também devido ao facto da Atlantic ter feito uma reedição de "Whole Lotta Love", que foi cortada de 5:43 para 3:10 minutos. Para além disso a banda sempre evitou aparecer na televisão, preferindo que os seus fãs os vissem ao vivo.

As várias tendências musicais do grupo foram fundidas no seu quarto álbum, sem título, que é usualmente chamado de Zoso, Four Symbols ou simplesmente Led Zeppelin IV. Não apenas o álbum não tinha nome, mas o nome da banda também não aparecia na sua capa. O álbum incluía temas como "Black Dog", o misticismo folk de "The Battle of Evermore" (cuja letra foi inspirada em "O Senhor dos Anéis") e a combinação dos dois estilos em "Stairway to Heaven", um sucesso estrondoso nas rádios, aclamada por muitos como sendo o maior clássico do rock de todos os tempos. O álbum contém ainda uma memorável regravação de "When the Levee Breaks" de Memphis Minnie.
O álbum seguinte, Houses of the Holy, lançado em 1973, continha músicas mais longas e experimentais, com o uso de sintetizadores e arranjos de cordas feitos por Jones em músicas como "The Song Remains the Same", "No Quarter" e "D'yer Mak'er". Esse álbum bateu os recordes de audiência, tendo chegado a ser ouvido por mais de 50 mil pessoas. Três concertos no Madison Square Garden foram filmados para a realização de um filme, mas o projecto foi adiado por vários anos.
Em 1974 o quarteto lançou seu próprio selo, a Swan Song Records.... Swan Song era o título de uma música do Led Zeppelin que nunca foi lançada, tendo sido gravada posteriormente com o nome "Midnight Moonlight" no primeiro álbum dos "The Firm", banda criada por Page após o fim do Led Zeppelin. Além dos álbuns do próprio Led Zeppelin a "Swan Song" editou álbuns de Bad Company, Pretty Things, Maggie Bell, Detective, Dave Edmunds, Midnight Flyer, Sad Café e Wildlife.
Em 1975 foi lançado Physical Graffiti, o primeiro álbum duplo para a "Swan Song". Este álbum incluía músicas que sobraram dos 3 álbuns anteriores e mais algumas novas. Mais uma vez a banda mostrou a sua enorme diversidade de estilos, que iam do folk e rock progressivo ao heavy metal.
Pouco tempo depois do lançamento de Physical Graffiti toda a produção anterior do Led Zeppelin atingiu a lista dos 200 mais vendidos, o que nunca tinha sido visto anteriormente. A banda arrancou para mais uma digressão pelos EUA, batendo novos recordes de audiência. No fim do ano, tocaram 5 noites seguidas no Earl’s Court (esses concertos foram gravados em vídeo e editados apenas 28 anos depois em DVD). Nessa altura, no pico da sua carreira, eram considerados por muitos como a "A Maior Banda De Rock Do Mundo".
Se a popularidade da banda em palco era impressionante, a sua fama pelos excessos era ainda maior. Eles viajavam num jacto particular, alugavam pisos inteiros de hotéis, e tornaram-se objecto de algumas das histórias mais famosas, envolvendo danos materiais a quartos de hotel, aventuras sexuais, abuso de drogas e culto à magia negra.

Em 1976 a banda fez um intervalo nas digressões e começaram a filmar segmentos fantásticos para o filme ainda não editado. Durante esse intervalo Robert Plant partiu um tornozelo num acidente de carro; impedidos de fazer concertos, a banda entrou em estúdio para gravar o seu sétimo álbum, Presence. O álbum conquistou disco de platina antes de chegar às lojas, algo inédito para a época, e marcou mais uma guinada no estilo da banda, que abandonou os arranjos complexos dos álbuns anteriores se afastando gradualmente do heavy metal. Mas o pior para Plant estaria por vir: durante a digressão do álbum nos EUA, seu filho Karac morreu de uma infecção estomacal.
No final de 1976 sai finalmente o filme The Song Remains the Same e a sua trilha sonora. Embora a gravação do concerto datasse de 1973, esse seria o único documento filmado do grupo lançado oficialmente durante os 20 anos seguintes. Uma curiosidade sobre a trilha sonora desse filme é que o "setlist" do concerto do filme não coincidia com as músicas no álbum: algumas músicas do filme não apareceram no álbum e vice-versa. Esse álbum seria o único disco ao vivo oficial disponível, até a edição de BBC Sessions em 1997.
Em 1978, a banda voltou ao estúdio para as gravações de In Through the Out Door, álbum lançado em 20 de agosto, aniversário de Robert Plant. Esse álbum continha "All My Love", http://www.youtube.com/watch?v=GpJia1TrzL8 dedicada a Karac, seu filho. Agora eram 8 discos no Top 200 da Billboard e shows com ingressos esgotados por todos os lados, provando que o Led Zeppelin ainda era uma banda forte. Embora os Led Zeppelin nessa época já fosse considerada uma banda antiga, eles ainda levavam uma enorme legião de fãs, tendo esse álbum chegado ao topo da lista dos mais vendidos, tanto no Reino Unido como nos EUA. No entanto há que se notar que os Led Zeppelin desde o álbum Presence e então com In Through the Out Door começavam uma série de experiências que estavam  meio de lado,  o heavy metal que eles ajudaram a criar, seus riffs já não eram tão pesados e marcantes. In Through the Out Door foi um disco onde John Paul Jones e Robert Plant assumiram muito do controle criativo da banda. Jones maravilhado com a aquisição de novos teclados Yamaha acabou por levar a banda para um lado mais progressivo. Nessa época o Reino Unido vivia a ascensão do Punk Rock e o Led Zeppelin cada vez mais distante de seu som avassalador inicial era chamado de dinossauros pelos punks ingleses. Esse tipo de referência maldosa que os " putos " punks faziam aos Zeppelin, somados aos excessos de Jones e Plant nas gravações levaram John Bonham a demonstrar o seu descontentamento com o referido disco. Num pub inglês ele chegou a comentar com Jimmy Page que eles dois (Bonham e Page) deveriam assumir o controle da banda após In Through the Out Door e lançarem um disco pesado para dar combate ao então punk rock inglês, contudo esse facto nunca chegou a se concretizar devido a morte de Bonham em 1980.
Em 25 de setembro de 1980 John Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito em um quarto da mansão de Jimmy Page, dando fim à carreira do Led Zeppelin. Depois disso a banda foi desfeita, pois não haveria mais condições de continuar com o nome Led Zeppelin.

Dois anos após a morte de John Bonham a banda editou Coda, uma coleção de músicas não-editadas. Foi o último álbum lançado por eles.
Em 13 de Julho de 1985, os Led Zeppelin reuniram-se para o concerto Live Aid, com Tony Thompson e Phil Collins na bateria. Um ano depois Page, Plant e Jones voltam a reunir-se com Tony Thompson, com o intuito de voltarem a tocar como Led Zeppelin, mas um grave acidente de carro envolvendo Thompson, pôs fim a esta intenção[carece de fontes]. Eles voltaram a se reunir 1988, com Jason Bonham no lugar que foi de seu pai, para o 40º aniversário da Atlantic Records. Esta formação ainda voltou a tocar no 21º aniversário da filha de Bonham, Cármen, e no casamento de Jason.
Page e Plant, sem Jones, voltaram a reunir-se em 1994 para contribuir para a série "Unplugged", da MTV, intitulado "No Quarter". Jones não gostou de não ter sido chamado para essa gravação, especialmente porque o título do álbum, "No Quarter", vem de uma música de mesmo nome, que contém muito de seu trabalho. O stress entre ele e Page e Plant foi ainda mais agravado quando, em uma entrevista coletiva Plant disse que ele estava a "estacionar o carro" .
Em 1997 foi lançado o primeiro álbum dos Led Zeppelin em 15 anos, BBC Sessions. Esse álbum duplo incluía a quase totalidade das gravações que a banda tinha feito para a BBC, embora alguns fãs tenham notado a falta de uma sessão de 1970 que incluía a música nunca editada "Sugar Mama". A essa altura, a "Atlantic" editou um single de "Whole Lotta Love", que se tornou o único single da banda.
Em 2003 foi lançado o álbum How the West Was Won e o DVD Led Zeppelin. No fim do ano o DVD tinha vendido mais de 520 000 cópias.
Em 2006 a banda recebeu o Prêmio Polar de Música, um dos mais prestigiosos do mundo, como melhor banda de rock de todos os tempos.
No dia 10 de setembro de 2007, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres e anunciaram seu retorno aos palcos em uma única apresentação para vinte mil pessoas em um show em homenagem a Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records, morto em 2006 a renda da apresentação será destinada a uma instituição que concede bolsas. Eles anunciaram ainda que, no dia 13 de novembro de 2007, seria lançado um novo CD intitulado Mothership, uma coletânea de canções escolhidas pela própria banda e com nova remasterização, para substituir as coletâneas Early Days e Latter Days lançadas anteriormente e que não foram consideradas com o "padrão de qualidade" dos Led Zeppelin. O concerto foi realizado em 10 de dezembro de 2007, em Londres, e contou com a presença de Jason Bonham na bateria. Em 2008 Jimmy Page e John Paul Jones tocaram "Rock and Roll" e "Ramble On" junto com Dave Grohl e Taylor Hawkins no DVD Foo Fighters Live At Wembley Stadium. Em 7 de janeiro de 2009 o manager de Jimmy Page, Robert Mensch, declarou que planos de reviver a banda foram abandonados.
A banda já foi classificada em diversos gêneros musicais: heavy rock, rock progressivo, hard rock, heavy metal, blues-rock, e folk rock. Page já explicou em entrevista para a Guitar World que tinha uma ideia muito clara do que queria fazer com o grupo: "Eu tinha várias ideias dos meus dias com o The Yardbirds. Os Yardbirds me permitiram improvisar muito nas apresentações ao vivo e eu comecei a construir um livro de anotações de ideias que, eventualmente, usei com os Zeppelin. Além dessas ideias, eu também queria acrescentar texturas acústicas. Finalmente, eu desejava que os Zeppelin fossem um casamento de blues, hard rock e música acústica coberto por refrões pesados/heavy—combinação que nunca tinha sido feita antes. Um monte de luz e sombra na música.".

As canções da banda foram, ao longo dos anos, alvo de muitas versões; exemplo disso são os americanos Dread Zeppelin fizeram a carreira à custa de versões e paródias das músicas dos Led Zeppelin; Alexis Korner fez uma versão de "Whole Lotta Love", que foi durante muitos anos o tema do "BBC Chart Show"; Tina Turner também fez uma versão da mesma música; e a London Philharmonic Orchestra fez um tributo que incluía "Stairway to Heaven", "When the Levee Breaks" e "Kashmir".
O guitarrista Stanley Jordan fez um boa interpretação instrumental de "Stairway to Heaven", canção cujos solos eram frequentes em uma montagem cinematográfica dos anos 80 do livro de Marcelo Rubens Paiva, Feliz Ano Velho. Frank Zappa também gravou "Stairway to Heaven". Mais inusitada foi a versão axé music que a banda baiana Babado Novo fez em 2003 do clássico "D'yer Mak'er", peculiarmente misturando rock e reggae, mas despertando a ira de alguns dos fãs mais puristas dos Led Zeppelin[carece de fontes]. Outra banda brasileira fez uso de uma canção do Led Zeppelin,  foram os cariocas do Planet Hemp, que adicionaram à parte instrumental de "The Ocean" uma letra de autoria deles e o som foi baptizado de "Adoled", que foi editado no disco Os Cães Ladram, Mas a Caravana Não Pára de 1997.
Em 1995 foi editado Encomium, um disco tributo ao Led Zeppelin com vários artistas modernos dos mais diversos estilos. Destacam-se no disco a versão notável de "Dancing Days" interpretada pelo grunge Stone Temple Pilots e as versões pesadissímas de bandas modernas de metal influenciadas pelo Led Zeppelin como Helmet em Custard Pie e Rollins Band com Four Sticks.
A influência do Led Zeppelin se mostrou poderosa em bandas de heavy metal, thrash metal e metal alternativo dos anos 90 que regravaram em estúdio ou ao vivo diversas covers da banda. Muitas destas assumiram publicamente ter os Led Zeppelin como sua maior influência. Dentre as bandas influenciadas tivemos regravações diversas como Tool gravando "No Quarter" no CD/DVD Salival de 2000, Korn com "Whole Lotta Love" e "Immigrant Song" nos ensaios de seu acústico para MTV, os já citados Helmet com "Custard Pie" e Rollins Band com "Four Sticks" no disco Encomium, Crowbar ao vivo com "No Quarter", Down ao vivo com "Dazed and Confused" em 2007, Megadeth com "Out on Tiles" nas edições especiais do disco United Abominations de 2007[25], Soundgarden com diversos covers ao vivo como "Whole Lotta Love", "Communication Breakdown" e "Stairway to Heaven" . O grupo brasileiro Angra regravou "Kashmir" para um CD tributo ao Led Zeppelin em 2002. O Oasis costumava tocar o riff de "Whole Lotta Love" após o encerramento da música "Cigarettes & Alcohol" em seus shows, performance que pode ser encontrada no CD e DVD ao vivo Familiar to Millions, editado em 2001. A banda Cachorro Grande já interpretou duas vezes a música D'yer Mak'er no programa Altas Horas (uma com a banda Chimarrutis e a outra com Claudia Leitte) e também cita o Led Zeppelin como uma das influências para o seu disco Cinema.
Ao contrário de muitos dos seus contemporâneos, a banda sempre foi muito protetora das suas músicas, e raramente autorizava que elas fossem usadas para outros fins. Mais recentemente foram-se tornando mais flexíveis, podendo-se ouvir música dos Zeppelin em filmes como Almost Famous e Escola de Rock.
Nos extras do filme Escola de Rock, Jack Black manda um recado aos integrantes dos Led Zeppelin, para autorização da música "Immigrant Song" ser tocada no filme, e se refere a eles como "Deuses do Rock" e a maior banda de rock de todos os tempos, facto já apresentado pela revista Rolling Ston









CURIOSIDADES DOS LED ZEPPELIN








Qual o nome completo dos integrantes?




James Patrick Page
John Baldwin - John Paul Jones "Jonesy"
John Henry Bonham - "Bonzo"
Robert Anthony Plant - "Percy"

Quais as datas e locais de nascimento?

Jimmy Page - 9 de Janeiro de 1944, Heston, Middlesex - England.
John Boham - 31 de Maio de 1948, Redditch, Worcestershire - England. 
John Paul Jones - 3 de Janeiro de 1946, Sidcup, Kent - England. 
Robert Plant - 20 de Agosto de 1948, West Bromwich, Staffordshire - England.

Qual o nome do quarto álbum do Led Zeppelin?

Oficialmente o álbum não possui nenhum nome, é normalmente chamado de "quarto" ou álbum dos quatro símbolos.

Como e quando John Bonham morreu?

Em 24 de setembro de 1980, Bonham deixou Worcestershire para  se encontrar com a banda nos Bray studios para planejar a tour que iria acontecer nos Estados Unidos . Ele consumiu vodka com sumo de laranja durante a viagem. Depois da reunião a banda seguiu para a casa de de Page em Windsor, onde Bonham continuou a beber. Por volta de 1h45 da tarde do dia 25 de setembro o técnico de som Benji Le Fevre foi procurar por Bonham e verificou que ele não tinha pulso. Um médico foi chamado e confirmou a morte de Bonham. A autópsia revelou que a causa da morte foi um acidente: Bonham morreu sufocado no próprio vômito após beber o equivalente a 40 doses de vodka. Em 4 de dezembro de 1980 os Led Zeppelin confirmaram oficialmente o fim da banda visto que não achavam possível prosseguir sem o baterista original. 

O que é aquele objeto na capa do álbum Presence?

Como o próprio Jimmy Page explicou na secção discografia, não existia título de trabalho e o desenhista disse que sempre que pensava no grupo sentia uma forte presença, daí aquele objecto que foi chamado de Obelisco.

Qual a curiosidade sobre a capa de "In Through The Out Door"?

Existem seis capas diferentes, cada uma mostrando a mesma cena de um ponto de vista diferente (os pontos de vista das seis pessoas existentes na cena). Essas capas diferentes só foram lançadas na versão em vinil. 

Curiosidades sobre algumas músicas do Led Zeppelin

"Whole Lotta Love" - A parte do meio foi criada com o instrumento chamado theremin, que consiste em gravações de baterias e vocais de Plant filtrados atraves de vários efeitos.

"Hats Off To (Roy) Harper" - Roy Harper é um cantor folk inglês que tocou com os Zeppelin. Ele foi o vocalista de "Have A Cigar" do Pink Floyd. 

"Since I've Been Loving You" - Nesta música o pedal da bateria de Bonham chia (fácil de perceber na introdução). 

"Black Dog" - O título veio por causa de um cachorro preto que entrava e saia dos estúdios durante as gravações do álbum IV. 

"Four Sticks" - Bonham usou 4 baquetas (sticks) para gravar esta música, duas em cada mão, daí o título. 

"D'yer Mak'er" - A pronúncia é parecida com Jamaica em inglês.( "diameica" ). 

"The Ocean" - Um telefone toca aos 1:37 ( da música ). 

"Black Country Woman" - O som de um avião que sobrevoava não foi removido da introdução e é possível ouvir Plant dizendo "No, leave it in." 


O que é o Dread Zeppelin e como a banda se sente em relação a eles?

Os Dread Zeppelin é um grupo de músicos que toca rock e reggae, fazendo vários covers dos Zeppelin e de músicas do Elvis. Seus álbums (são três) apresentam cada vez menos versões de músicas dos Led Zeppelin. Page odeia-os e Plant ama-os. 


Jimmmy Page é um satanista?

Sabe - se que Jimmy Page é interessado em ocultismo, a tal ponto que comprou o castelo que era de Aleister Crowley famoso ocultista inglês, mas isso é a única coisa que se sabe. Existem rumores é verdade, a respeito da morte do filho de Robert Plant, do próprio John Boham etc... Mas por serem famosos e tocarem algo inovador (o que foi para época deles), todos ficaram bastante visados...
Stephen Davis , autor de Hammer of Gods, livro que conta a história dos Led Zeppelin relata muitos casos onde a influência do misticismo do caminho da mão esquerda influênciou a formação e história da banda. Muitas das músicas só nasceram graças a inspiração directa da literatura de J.R.R Tolkien, do ocultismo tradicional europeu e do folclore e tradição pagãos anglo-saxão. Segundo Stephen, a música "No Quarter", cmposta por Jimmy Page inspirou Robert Plant a escrever uma letra "evocando provocativas imagens de Led Zeppelin como um esquadrão da morte Viking cavalgando os ventos de Thor rumo a algum combativo destino satanico."  Entraram em vários excessos, a primeira delas foi a aquisição de uma vasta biblioteca contendo uma imensa colecção de livros sobre ocultismo, demonologia e magia, tratava-se simplesmente da segunda maior colecção de originais de Aleister Crowley que se conhece. A loucura pelo mago inglês fez em seguida Jimmy Page abrir em Londres uma livraria especializada em livros thelemicos e como golpe final a paixão pelo oculto de Jimmy  o fez comprar o castelo de Boleskine, a famosa 'Abadia da Thelema' que fora construida em cima de uma igreja incendiada e que serviu de moradia a Aleister Crowley nos últimos anos de seu legado. situada nas proximidades do Lago Ness.A sua admiração pela via sinistra ficou registada em uma série de entrevistas.Gavin Baddeley em Lucifer Rising, revela os seguintes excertos do guitarrista: ''Crowley é completamente relevante para os dias de hoje. (...) Você não pode ignorar o lado sombrio se quiser estudar o sobrenatural como eu faço. Li muitos livros a respeito e compareci a muitas reuniões. E pretendo continuar estudando.'' Page é para muitos o protótipo do thelemita, com o perdão pela contradição que esta expressão invoca. Mas o facto dele ter realizado invocações antes e durante os shows e feito rituais thelemicos no palco podem ser considerados apenas detalhes estéticos 



Existem mensagens satânicas gravadas ao contrário em "Stairway To Heaven"?



Este rumor surgiu quando um comitê de pais e líderes religiosos da Califórnia tentou provar que o rock levava as crianças ao caminho do demônio. Por razões desconehcidas das mentes racionais eles decidiram tocar alguns álbuns de trás para frente e disseram ouvir toda sorte de mensagens em músicas como "Another One Bites de Dust" do Queen, "Anthem" do Rush, "19th Nervous Breakdown" dos Stones, "Freebird" do Lynird Skynird, "Hotel California" dos Eagles e principalmente "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin. 


Certamente depois da confusão gerada pela divulgacao destas informações, grupos como Elo e Pink Floyd usaram a técnica para divertir as pessoas, colocando algumas mensagens ao contrário escondidas nas faixas. 

Na música "Stairway to heaven" existem várias mensagens que alguns grupos dizem ouvir ao tocar a música ao contrário. A mais comum é a frase "Here's to my sweet Satan". Vale lembrar que o mesmo comitê que decretou "Stairway to Heaven" satânica também achou diversas mensagens demoníacas em músicas da abertura de um famoso programa de TV chamado "Mr. Ed TV Show".

- Na música Stairway to Heaven o trecho "There's still time.." ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "oh it's my sweet satan" (oh, é o meu doce satã).






- Na música Stairway to Heaven o trecho "Your stairway lies on the whispering wind" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "I will sing because I live with satan" (eu vou cantar porque vivo com satã).




- Na música Stairway to Heaven o trecho "Yes there are two paths you can go by but in the long run" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "the one will be the path would make me sad whose power is satan" (único será o caminho que me deixará triste, cujo poder é satã).




- Na música Stairway to Heaven o trecho "and if you listen very hard" ouvido ao inverso faria surgir a mensagem "they're still weeping, man".




- Na música Stairway to Heaven o trecho "the piper's calling you" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "the lord turns me off". Esta mensagem dificilmente pode ser ouvida.




- Na música Stairway to Heaven o trecho "it's just a spring" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "six six six". 666 é o número da besta.




- Na música Misty Mountain Hop o trecho "over the hills where the spirits" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "spirits are all free above" (todos os espíritos são livres lá em cima).




- Na música Misty Mountain Hop o trecho "lots of people sitting on the ground" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "my mother is lonely, she must die" (minha mãe é solitária, ela deve morrer).




- Na música Over the Hills and Far Away o trecho "only leaves you guessing" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "satan's really lord" (satã realmente é o senhor).









Sem comentários:

Enviar um comentário