segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lenny Kravitz - Many Rivers to Cross



Breve História do Lenny Kravitz

Algumas coisas no mundo do Rock não são tão comuns. E um negro filho de judeu, com dreadlocks e fazendo uma mistura de Rock dos anos 70 com black music com certeza não é uma delas. Mas, para a alegria do Rock, essa pessoa existe e se chama Lenny Kravitz.

Leonard Albert "Lenny" Kravitz (Nova Iorque, 26 de Maio de 1964) é um cantor, multi-instrumentista, produtor  norte-americano, cujo estilo "retrô" incorpora elementos de rock, soul, funk, reggae, hard rock, psicodélico, folk, e baladas. É o autor de êxitos como "Let Love Rule" (1989), "It Ain't Over Till It's Over"(1991), "Are You Gonna Go My Way" (1993), "Fly Away" (1998) e "Again"(2000).

Lenny Kravitz nasceu em Nova Iorque em 1964. A sua mãe, Roxie Roker, era uma actriz nascida nas Bahamas conhecida pela série The Jeffersons, o seu pai, Sy Kravitz, russo-judeu, é um executivo de televisão. Foi casado com a actriz de The Cosby Show Lisa Bonet, de quem se divorciou em 1991. Lenny e Lisa têm uma filha, Zoe, que nasceu em 1988.
Além de ser vocalista e também fazer backing vocals, muitas vezes ele toca todas as guitarras, baixo, bateria, teclados e percussão quando grava. Kravitz ganhou o Grammy Awards para "Melhor Performance Rock Vocal Masculino" por quatro anos consecutivos de 1999 a 2002. Foi classificado na nonagésima terceira posição no VH1's 100 Greatest Artists de Hard Rock.
Em 2008, surgiram rumores de que substituiria Scott Weiland como vocalista da banda Velvet Revolver, mas Kravitz desmentiu essa possibilidade, à revista Rolling Stone.

Lenny Kravitz esteve 5 vezes em Portugal para concertos ao vivo:
2002, 1 de Junho- Belém, Lisboa
2004, 11 de Junho- Super Bock Super Rock, Lisboa
2005, 12 de Junho- Algarve Summer Festival, Estádio Algarve
2008, 30 de Maio- Rock in Rio- Lisboa.
2009, 5 de Maio- LLR 20(09) Tour - Pavilhão Atlântico - Lisboa.

Contabiliza 16 anos de carreira, 7 álbuns e um ''Greatest Hits'' - todos premiados com discos de ouro e platina em diversos países do mundo, além de 28 milhões de CDs vendidos. Soma-se a isso, cinco indicações consecutivas para o Grammy - atingindo o recorde de quatro vitórias na categoria 'Melhor Cantor de Rock' com o singles 'Dig In', 'Again', 'American Woman' e 'Fly Away'. Este é Lenny Kravitz, um dos ícones mais importantes pop rock contemporâneo.
Filho do o produtor Sy Kravitz e da atriz Roxie Roker, Lenny nasceu em 26 de maio de 1964, na cidade de Nova York. Cresceu cercado por pessoas do mundo artístico e descobriu sua vocação para a música aos cinco anos de idade. Precoce, já curtia Prince, Curtis Mayfield e Miles Davis. Aos 10 anos mudou-se com sua família para Los Angeles, onde encantou-se pelo rock'n'roll e começou a cantar no California Boys Choir.
Influenciado tanto pelo hard rock dos anos 70, quanto por ritmos como soul e funk, Kravitz decidiu trilhar sozinho a carreira de cantor. Deixou a casa dos pais, adoptou o nome artístico 'Romeo Blue' (com direito a lentes de contacto azuis), e passou a viver no seu carro, viajando pelos EUA.
Durante 3 anos, Lenny andou com a sua fita demo atrás de editoras e lugares para tocar, e chegou a ouvir que sua música não era o suficientemente 'black'' para fazer sucesso.
Sua vida começou a tomar um novo rumo quando encontrou o produtor Henry Hirsch, que, aliado ao pai de Kravitz, financiou o primeiro álbum do cantor. O trabalho era Let Love Rule , lançado em 1989. Como o nome Lenny Kravitz era desconhecido nos mídia, o álbum - apesar das boas canções - não foi um grande sucesso.
Seu segundo CD, Mama Said, chegou em 1991 e fez o artista despontar no mundo da música. O single 'It Ain't Over Til It's Over' chegou ao segundo lugar nas tabelas americanas e levou um disco de platina. Quase autobiográficas, as músicas cantavam o fim de seu casamento com Lisa Bonet.
Em 1993 o cantor lança o álbum Are You Gonna Go My Way?, e, um ano mais tarde, ganha o prémio de melhor cantor de rock no MTV Awards. O quarto CD, lançado em 95, foi Circus. Depois dele, Lenny passou três anos fazendo pesquisas e aprimorando seus conhecimentos musicais, até que, em 98 retornou aos estúdios para gravar o CD 5. Nele, todos os instrumentos foram tocados por Lenny e algumas das letras falam sobre a morte de sua mãe.
Em 2000 foi lançado Greatest Hits, que uniu todos os seus sucessos num só álbum, que fez sucesso no mundo todo. Logo depois veio o álbum Lenny, e como era de se esperar, o cantor foi novamente para as tabelas musicais com a canção 'Dig In'.
Três anos depois de seu último álbum e de uma crise depressiva, o músico volta à tona com o Baptism. Como todos os outros projectos de sua carreira, este veio carregado de sentimentos do próprio cantor e de boas canções. Segundo Kravitz, o este CD completou um ciclo de sua carreira, pois retorna às suas origens musicais. Misturando rock'n'roll, riffs cativantes e baladas, Baptism fala de espiritualidade, redenção, liberdade.
Novamente Lenny encarna o ''faz-tudo'' no disco. Toca guitarra, baixo, teclado, bateria, percussão, e domina todos os etapas de trabalho no estúdio, produzindo, arranjando e mixando todas as 13 faixas de Baptism. O CD contou com a participação do guitarrista (e co-compositor de duas músicas) Craig Ross, o baixista Henry Hirsch e mais alguns convidados especiais - como o rapper Jay-Z e o saxofonista David Sanborn.


CURIOSIDADES SOBRE LENNY KRAVITZ


» Lenny é compositor da canção'Justify My Love', que ganhou vida na voz de Madonna
» De seu casamento com Lisa Bonet, o cantor teve uma filhinha, Zoe, nascida em dezembro de 1988.
» Cortar seu dreadlocks significou, para Lenny, se livrar do passado e começar de novo.
» Além de cantor, compositor e produtor, o artista ''mil e uma utilidades'' também ataca como cineasta. Ele está a escrever, produzir e tem planos para dirigir um filme baseado na história da sua própria vida
» Lenny tem seu próprio selo musical, o Roxie Records, nomeado em homenagem á sua falecida mãe.
» O cantor tem medo de avião. Sempre que ele pode, ele opta por viajar de camioneta. Em sua digressão pelo Brasil foi dessa maneira que ele foi de uma cidade para outra.
» Lenny mora em Miami, num condomínio em uma pequena ilha de South Beach, e para entrar em seu 'santuário' é necessário tirar os sapatos
» Kravitz já namorou, ou pelo menos " curtiu ", com Kylie Minogue, Vanessa Paradis (esposa de Johnny Depp), Naomi Campbell, Kate Moss, Madonna, Nicole Kidman e até uma brasileira, a modelo baiana Adriana Lima



Sem comentários:

Enviar um comentário